Afinal de contas, O Que É e Para Que Serve Mindfulness?

O que é mindfulness (ou “Atenção Plena”, termo cunhado para o português)? Esta é uma grande pergunta que está sendo feita por cada vez mais pessoas, desde grandes publicações na área de negócios até em blogs e programas de TV como o Mais Você.

Por:
Gil Sant'Anna

O que é mindfulness (ou “Atenção Plena”, termo cunhado para o português)? 

Parece que você escuta essa palavra em cada esquina hoje em dia, todo mundo fala nesse tal de  "mind..", mas você sabe o que significa? Você acha que é meditação? Para sua surpresa, não é bem por aí. Vamos desvendar esse mistério.

 

Antes de começar com várias tentativas de definição de mindfulness, vamos tentar pela definição do oposto : mindlessness (“mente sem atenção”). 

Estar mindlessness é estar desatento as experiências que acontecem em nossas vidas de momento a momento (andar com a cabeça em outro lugar, comer sem perceber que está comendo, etc.), é estar no “piloto automático” – como muitos chamam. O problema é que estar no piloto automático leva a uma série de desordens psíquicas, como ansiedade, falta de esperança, medo, estresse, culpa…

 

Mindfulness é o oposto, é estar atento as experiências de momento a momento.

  

Em 2014, o Huffington Post publicou dez definições demindfulness de dez professores de meditação. Mas o item com o maior tração foi de um blog do Lifehacker:

“As pessoas pensam que o objetivo da meditação é esvaziar a mente. Não se trata de limpar a mente, trata-se de se concentrar em uma coisa. Quando a mente vagueia, a meditação não é um fracasso. Nosso cérebro é como um cão desobediente, fora de controle. Capturá-lo e colocá-lo de volta para o objeto de foco é a mediação.”

E abaixo está um trecho da Forbes sobre como aproveitar esse foco:

“Começar o dia com uma mente quieta irá ajudá-lo(a) a ser mais eficaz ao longo do dia. Encontre um tempo no período da manhã, antes da loucura do dia-a-dia, para treinar a atenção e controle da sua mente, tome um café da manhã tranqüilo, vá para uma corrida ou se envolva em qualquer atividade. Ajudará você e a sua mente.”

Daniel Goleman, autor do best-seller de “Inteligência Emocional e Foco” faz uma distinção útil entre mindfulness e meditação ao responder a equívocos populares sobre mindfulness:

Mindfulness” refere-se ao movimento em que você observa a sua mente se distrair. Com mindfulness, você acompanha tudo o que se passa dentro da sua mente. “Meditação” significa toda a gama de formas de treinar a atenção, mindfulness entre elas.

E, finalmente, para realmente ampliar o termo “mindfulness“, aqui está uma definição do Editor Chefe da Revista Mindful, Barry Boyce, em abril de 2014 na edição da revista Mindful. É uma definição para todos os fins que tratam mindfulness como uma qualidade que todo ser humano já possui, ao invés de algo que temos de evocar:

Mindfulness é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e o que estamos fazendo, e não excessivamente reativos ou oprimidos por o que está acontecendo ao nosso redor.

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Gil Sant'Anna

Gil Sant'Anna é professor de Habilidades Socioemocionais no ambiente universitário.  Leciona essa disciplina livre na Universidade Federal do Rio de Janeiro e é pesquisador assistente em Neurociência no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino.
É TED Speaker, instrutor de Mindfulness e Certificado em Treinamento em Compaixão por Stanford University.
Gil ama Aprendizado Emocional e acredita que esse tem a força necessária para mudar a educação do Brasil.

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