Quer Gerenciar seu Estresse? Escute seu corpo.

O estresse não é só coisa da sua cabeça - você pode encontrar sinais no seu corpo. A consciência corporal ajuda muito no processo de gerenciamento de emoções.

Por:
Gil Sant'Anna

Um estudo recente que saiu na revista Biological Psychology sugere que pessoas com melhor consciência corporal tendem a se sentir menos estressadas. Isto não é uma grande surpresa se você já vem se empenhando em praticar mindfulness. O estresse leva à respostas fisiológicas como batimento cardíaco acelerado e sudorese (você começa a suar). Os participantes que reportaram se sentir menos sobrecarregados por um desafio também reportaram conseguir perceber seu estado físico (sensações do corpo) mais rápido que os outros - com imagens cerebrais (de Ressonância Magnética Nuclear Funcional - RMNf) sugerindo que eles foram capazes de perceber e conviver com a ansiedade antes dela começar a escalar.

Essa idéia relativamente simples ilustra um conceito complexo em torno de mindfulness e de gerenciamento de estresse. Em parte, as práticas de mindfulness desenvolvem atenção - por exemplo, na técnica de body scan nós observamos as sensações físicas desde a cabeça até a ponta dos dedos dos pés. Mas qual o real benefício de saber o que está acontecendo com nossos pés? Parece doidera, né?

Comece com o corpo

Mindfulness só se aprende praticando, é na prática e mais uma vez, este estudo mostra o porque. A prática de bodyscan monitora os desvios sensoriais sutis que acontecem constantemente em nossos corpos. Observando o corpo dessa forma não é uma abstração, é uma abordagem útil para uma vida menos ansiosa. Através da prática e com o tempo, nós desenvolvemos a atenção que os experts em gerenciamento de estresse descobriram por eles mesmos.

Quando deixado de lado, o estresse frequentemente se amplifica por todo dia. Um pensamento ou experiência nos desliga e isso afeta nosso corpo e nosso humor. Como nosso corpo sente e nosso estado emocional afetam diretamente como nós pensamos, pensamentos que levam a mais pensamentos, que levam a mais pensamentos, e de novo, de novo…

A consciência desse padrão e ativamente escolher dar um passo para fora desse ciclo, faz uma diferença enooorrme. Já que é mais fácil nos acalmar quando estamos mais ou menos estressados do que depois que o barraco já foi criado, a consciência corporal pode ajudar.

Estando consciente dos nossos corpos nos ajudam a quebrar o ciclo da ansiedade e do estresse. Quando não temos a consciência da nossa experiência física, nós podemos perder os primeiros sinais que o estresse manifesta em nosso corpo. É claro, não é só sobre o estresse, já que o nosso corpo reflete nossas emoções e nos dá avisos de muitos desvios de humor. Mesmo que muito sutilmente, nosso corpo influencia como nós sentimos. Por exemplo, um estudo recente mostrou que que uma postura ruim (em particular, o desleixo usado quando atendemos uma ligação) afeta nosso humor negativamente. Então estar consciente sobre o que está acontecendo no nosso corpo pode ser uma forma vital de ajustar e de gerenciar nossas vidas.

Com a meditação body scan, nós desenvolvemos a capacidade de notar nossa experiência física. Ao invés de seguir no piloto automático, nós praticamos pausar e então nos redirecionar para fora de nossas rotinas mentais. Ou conseguimos cuidar de nossos corações e mentes turbulentos antes que a ansiedade tome conta.

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Gil Sant'Anna

Gil Sant'Anna é professor de Habilidades Socioemocionais no ambiente universitário.  Leciona essa disciplina livre na Universidade Federal do Rio de Janeiro e é pesquisador assistente em Neurociência no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino.
É TED Speaker, instrutor de Mindfulness e Certificado em Treinamento em Compaixão por Stanford University.
Gil ama Aprendizado Emocional e acredita que esse tem a força necessária para mudar a educação do Brasil.

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