Sua Respiração é seu Controle Remoto

Um novo estudo encontrou evidências para mostrar que existe realmente uma ligação directa entre a respiração nasal e as nossas funções cognitivas.

Por:
Gil Sant'Anna

Todos nós já ouvimos o tão famoso conselho durante os momentos de dificuldade: "Calma, inspire fundo...". A ciência sendo ciência, no entanto, indica que podemos agora ter que atualizar este velho conselho para: "Respire fundo, isso o ajudará a ser mais emocionalmente consciente, mas só se você inalar especificamente através de suas narinas e não sua boca, boa sorte."

Embora isto possa parecer uma longa dica para ser lembrada no meio dos momentos "Eita!", o poder da respiração ativa - voluntariamente inalando e exalando para controlar nosso ritmo de respiração - tem sido conhecido e usado ao longo da história. Ainda hoje, em situações táticas de soldados, ou em condições de frio extremo pelos esquimós, sabemos que a respiração lenta e profunda pode acalmar o sistema nervoso ao reduzir o ritmo cardíaco e ativar o sistema nervoso parassimpático (calmante). Desta forma, nossos corpos se tornam calmos, e nossas mentes também se acalmam. Recentemente, no entanto, um novo estudo encontrou evidências para mostrar que existe realmente uma ligação directa entre a respiração nasal e as nossas funções cognitivas.

Todos nós já ouvimos o tão famoso conselho durante os momentos de dificuldade: "Calma, inspire fundo...". A ciência sendo ciência, no entanto, indica que podemos agora ter que atualizar este velho conselho para: "Respire fundo, isso o ajudará a ser mais emocionalmente consciente, mas só se você inalar especificamente através de suas narinas e não sua boca, boa sorte."

Como a respiração nasal influencia o cérebro

Os cientistas da Northwestern Medicine estavam interessados ​​em entender como a respiração afeta as regiões cerebrais responsáveis ​​pela memória e pelo processamento emocional. Através de uma série de experimentos, eles descobriram que a respiração nasal desempenha um papel fundamental na coordenação de sinais elétricos cerebrais no córtex olfativo "cheiro" - as regiões cerebrais que recebem diretamente a entrada de nosso nariz - que então coordena a amígdala (que processa emoções) e o hipocampo (responsável pela memória e pelas emoções). Sabemos que o sistema "cheiro" está intimamente ligado às regiões límbicas do cérebro que afetam a emoção, a memória e o comportamento, razão pela qual às vezes um cheiro particular ou fragrância pode evocar memórias emocionais muito fortes. Este estudo mostra, adicionalmente, que o ato de respirar, mesmo na ausência de cheiros, pode influenciar nossas emoções e memória.

Inicialmente, os cientistas examinaram os sinais elétricos cerebrais de 7 pacientes com epilepsia com eletrodos em seus cérebros e descobriram que os ritmos contínuos de respiração natural, espontâneo estão em sincronia com os ritmos elétricos lentos na região "cheiro" do nosso cérebro. Em seguida, eles também descobriram que durante a inspiração nasal, os ritmos elétricos rápidos na amígdala e hipocampo tornaram-se mais fortes. Uma maneira de entender isso é pensar no sistema como uma orquestra: a nossa respiração nasal é o grande maestro, estabelecendo o ritmo para o jogo lento das regiões do cheiro do cérebro enquanto é responsável pelos ritmos mais rápidos das regiões relacionadas à emoções e memória.

A Inspiração Codifica Memórias e Regula Emoções

Para entender melhor esses efeitos síncronos que a respiração nasal tem em nossas regiões cerebrais, os cientistas então realizaram experimentos separados em 60 indivíduos saudáveis para testar os efeitos da respiração nasal sobre a memória e o comportamento emocional. Os sujeitos foram apresentados a rostos assustados ou surpresos, e tiveram que tomar decisões rápidas sobre as expressões emocionais dos rostos que viram. Acontece que eles foram capazes de reconhecer os rostos assustados (mas não os rostos surpresos) muito mais rápido, quando os rostos apareceram especificamente durante uma inspiração através do nariz. Isso não aconteceu durante uma expiração pelo nariz e nem com respiração oral. Os cientistas também testaram a memória (associada ao hipocampo), onde os mesmos 60 indivíduos tiveram que ver imagens e mais tarde recordá-las. Eles mostraram que a memória para estas imagens era muito melhor se eles vissem e codificassem estas imagens durante uma inspiração através do nariz.

Nossa inspiração é como um controle remoto para nossos cérebros, afetando diretamente os sinais elétricos que se comunicam com a memória e centros de processamento emocional.

Esses achados mostram um sistema em que nossa inspiração é como um controle remoto para nossos cérebros: ao respirar pelo nariz, estamos afetando diretamente os sinais elétricos nas regiões "cheiro", que indiretamente controla os sinais elétricos de nossa memória e de centros emocionais no cérebro. Desta forma, podemos controlar e otimizar a função cerebral usando a nossa inspiração, para ter uma discriminação e reconhecimento emocional mais rápida e precisa, bem como ganhar uma melhor memória.

Então, dar uma inspirada pelo nosso nariz pode controlar nossos sinais cerebrais e levar a melhoria emocional e processamento de memória, mas o que falar sobre a EXPIRAÇÃO (soltar o ar)? Como mencionado anteriormente, a respiração lenta e constante ativa a parte calmante do nosso sistema nervoso e retarda o ritmo cardíaco, reduzindo os sentimentos de ansiedade e estresse. Assim, enquanto a respiração altera especificamente a nossa cognição, o ato de respiração lenta e profunda, seja a inalação ou a expiração, é benéfico para nosso sistema nervoso quando desejamos ser mais imóveis. Na verdade, a respiração atenta enfatiza não apenas o componente respiratório, mas também o componente mental de prestar atenção e tornar-se consciente da mente, corpo e respiração juntos. Ao observar de uma maneira não julgadora, sem forçar-nos a "chegar a" algum estado especial, somos, de fato, capazes de observar nossas mentes e sentir nossos corpos com mais clareza. Isso, por sua vez, torna-se um caminho para a percepção e uma prática em que podemos continuar trabalhando. Nossa respiração é poderosa o suficiente para regular as emoções e nos ajudar a ganhar clareza, e para fazê-lo plenamente, devemos também fazer o esforço para centrar nossas mentes para o aqui e agora. Se você já pratica mindfulness, sabe do que estou falando.

Artigo original: Nasal Respiration Entrains Human Limbic Oscillations and Modulates Cognitive Function, Journal of Neuroscience 7 December 2016, 36 (49) 12448-12467; DOI: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.2586-16.2016

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Gil Sant'Anna

Gil Sant'Anna é professor de Habilidades Socioemocionais no ambiente universitário.  Leciona essa disciplina livre na Universidade Federal do Rio de Janeiro e é pesquisador assistente em Neurociência no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino.
É TED Speaker, instrutor de Mindfulness e Certificado em Treinamento em Compaixão por Stanford University.
Gil ama Aprendizado Emocional e acredita que esse tem a força necessária para mudar a educação do Brasil.

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